Siga-nos

Paramirinhense é destaque na criação de diretrizes para o cuidado às pessoas com deficiência em São Paulo

Uma estratégia pioneira e exclusiva para melhorar o atendimento e a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual na cidade de São Paulo tem a participação de um paramirinhense. Rômulo Vianna, fonoaudiólogo especialista em saúde pública, é um dos responsáveis pela elaboração e organização de um documento norteador que orienta os serviços e equipes de saúde que fazem parte da estratégia “Apoiador da Pessoa com Deficiência”, um cuidado em saúde que está ligado aos centros especializados em Reabilitação.

O documento, que contém instrumentais teóricos e diretrizes técnicas para os mais de 100 mil profissionais de saúde em atividade na capital paulista, é assinado pelo prefeito Ricardo Nunes e o secretário da Saúde Luiz Zamarco, e beneficia as pessoas com deficiência e seus familiares, que recebem um atendimento mais humanizado e adequado às suas necessidades.

Rômulo conta que o documento, de 115 páginas, levou vários meses para ser redigido e foi fruto de inúmeras reuniões e processos de trabalho, com a participação de profissionais de saúde, gestores, pessoas com deficiência e seus familiares. O texto está alinhado com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que visa promover a inclusão das pessoas com deficiência em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua versão preliminar está em consulta pública no site da Prefeitura de São Paulo, aberto a contribuições da sociedade civil paulistana até 30 de novembro.

Ele se diz realizado pelo trabalho que desenvolve e pelo reconhecimento que vem conquistando para além das fronteiras paulistanas. Em 2021, Rômulo recebeu o prêmio “Gente que faz a diferença”, criado pela Secretaria Municipal da Saúde para “valorizar as ações diferenciadas, individuais ou coletivas, dos profissionais na produção do cuidado em saúde”. Em agosto deste ano, seu trabalho diário também foi divulgado nas redes sociais e canais oficiais de comunicação da Secretaria.

Conhecido em Paramirim por sua versatilidade e opiniões contundentes, Rômulo diz que é grato à sua terra natal. Mesmo distante fisicamente, mantém forte ligação com suas raízes e busca sempre contribuir com a cidade que o viu crescer, seja compartilhando conhecimentos ou promovendo ações voltadas à inclusão social.

Agora fazendo parte da história da rede paulistana de cuidados à pessoa com deficiência, seu exemplo mostra que é possível alcançar quaisquer objetivos quando se tem garra, determinação e sede de conhecimento.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo