Siga-nos

Familiares e amigos prestarão homenagem póstuma a Medrado, ex-prefeito de Érico Cardoso

Reprodução

Familiares e amigos realizarão nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Paramirim, uma solenidade de homenagem póstuma a Antônio Medrado de Alcântara, ex-prefeito de Érico Cardoso, por ocasião do translado de sua urna fúnebre de Salvador para Paramirim. A cerimônia terá início às 19h30. Ao término, haverá um cortejo em direção ao Cemitério Padre Benvindo.

Antônio Medrado de Alcântara foi delegado de polícia, político, jornalista e ex-jogador de futebol. Nascido em Paramirim/BA, em 11 de abril de 1937, formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador, em 1962. Ingressou na Polícia Civil da Bahia em 1967, e ocupou os principais cargos da instituição, destacando-se por sua ética, liderança e oratória. Foi superintendente da Polícia Civil, de 1977 a 1979, durante o governo de Roberto Santos, e presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb). Também foi diretor de vários departamentos policiais, como o de Polícia Técnica, o de Polícia da Capital e o de Polícia do Interior, além da Academia de Polícia Civil. Aposentou-se em 2007.

Medrado teve também uma trajetória no futebol, como zagueiro central do Vitória, nos anos 60. Jogou ao lado de craques como Roberto Rebouças e Nelinho, e chegou a integrar o time principal, mas sempre como amador. Depois, foi vice-presidente de futebol do clube, na década de 70. Na política, foi prefeito de Érico Cardoso, antiga Água Quente, de 1989 a 1992, e juiz do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Baiana de Futebol. Como jornalista, trabalhou na TV Aratu e no semanário Equipe, ambos voltados para o esporte.

Ao longo de sua vida, recebeu diversas homenagens, como a medalha Cruz de Bravura da Polícia Militar, em 1978, e a medalha Thomé de Souza, concedida pela Câmara Municipal de Salvador, em 2013. Faleceu em 20 de julho de 2017, aos 80 anos, vítima de um enfarte fulminante, em Érico Cardoso. Seu sepultamento foi realizado em Salvador, no dia seguinte.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo