Siga-nos

É dengue, gripe ou covid? Saiba como diferenciar cada infecção

Foto: DC Studio/Freepik

O Brasil ultrapassou 991 mil casos de dengue neste ano. Também foram registradas 207 mortes pela doença — e 674 mortes estão em investigação, segundo dados do Ministério da Saúde. Em meio à epidemia de dengue que avança no país, o número de casos de covid-19 também cresce. Somente na última semana foram notificados 45.177 novos casos da infecção.

Tanto a dengue como a covid-19 e a gripe são doenças são causadas por vírus. Mas, ao contrário da covid e da gripe, a dengue precisa do vetor — o mosquito Aedes aegypti — para que a transmissão da doença ocorra. Apesar de possuírem similaridades, cada doença apresenta características específicas que podem auxiliar no diagnóstico.

Confira a seguir algumas dicas para diferenciá-las:

Febre: presente em todas as três doenças, a febre na dengue costuma ser alta e constante, enquanto na gripe e covid-19 pode ser intermitente. Na dengue, a febre geralmente acompanha dor de cabeça e dores musculares intensas.

Sintomas respiratórios: tosse, dor de garganta e congestão nasal são mais comuns na gripe e covid-19. Na covid-19, podem surgir falta de ar e perda de olfato e paladar. A dengue raramente apresenta sintomas respiratórios.

Dor muscular: a dengue se destaca pela dor muscular intensa, que pode ser incapacitante. Na gripe e covid-19, a dor muscular tende a ser mais leve.

Dores articulares: frequentes na dengue, as dores articulares são menos comuns na gripe e covid-19.

Manchas na pele: manchas vermelhas pelo corpo são comuns na dengue, especialmente em crianças. Na covid-19, podem surgir manchas semelhantes a urticária.

Diarreia: mais comum na covid-19, a diarreia pode também ocorrer na dengue, mas raramente na gripe.

Sangramento: sangramento nasal e gengival são mais frequentes na dengue.

Tempo de incubação: o tempo entre a infecção e o surgimento dos sintomas varia:

– Dengue: 3 a 15 dias
– Gripe: 1 a 4 dias
– Covid-19: 2 a 14 dias

Prevenção:

– Vacinação contra gripe e covid-19
– Repelente contra mosquitos
– Hidratação
– Evitar aglomerações

Importante:

– Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
– A automedicação é perigosa.
– O diagnóstico preciso depende de exames médicos.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo